domingo, 25 de abril de 2010

Smartphone - A praticidade em suas mãos! Saiba escolher o seu!

[caption id="attachment_53" align="alignleft" width="450" caption=""- Qual a diferença do "primeiro iPhone" pro segundo?" Créditos: Cio.com"][/caption]

O termo do título ainda é pouco usado para o público em geral que compra aparelhos de telefonia movel. Afinal, pra todo mundo, diferenciar celular de smartphone é apenas uma jogada de marketing pra vender mais. De certa forma, é e nao é, pois o Smartphone é um caso a parte, mas simultaneamente, não deixa de ser um celular, que faz ligação e recebe.

Bom, nerd que é nerd, como é o meu caso, diferencia sim, e nunca ta contente com o que tem. Isso é fato. Mas para você que é um leitor normal, hoje vou fazer um pequeno review a todos vocês, que querem dar um upgrade naquele falante que você tem aí em casa! Pra começar...

...Quando diferenciar um celular de um smartphone?

A definição de smartphone está baseada no conceito de que, ele é uma mistura de celular, PDA, Palmtop, agregando função de um e de outro! Os antes cobiçados Palmtops HP Jornada, Palm Zire, PocketPC, etc, incoporavam na sua engine um sistema operativo, acesso a internet por Wi-fi, aplicativos editores de texto e planilha, telas touchscreen/teclado QWERTY. A partir do momento que celular passa a incoporar tudo isso, ele se torna um Smartphone. Mesmo que não tenha tudo isso, o sistema operacional (Symbian, Windows Mobile, iPhone OS, Android) é UM ITEM OBRIGATORIO em um Smartphone. E qual a vantagem disso? Com um sistema operacional, a relação Smartphone-usuario-computador, se torna uma coisa mais amigavel, oaparelho passa a ter uma gama imensa de aplicativos e pode ser usado como um quebra galho na hora que o Desktop não está presente, coisas impossiveis em um celular.

[caption id="attachment_44" align="alignleft" width="450" caption="Sem sistema operacional, é apenas celular. Sempre! Créditos: GSMArena.com"][/caption]

Quando escolher um celular, e quando pagar mais para ter um Smartphone?

Vendedor de loja não está muito preocupado em diferenciar celular de Smartphone. Mas dependendo do seu perfil ele sempre te da uma indicação de que aparelho levar. Pena que nem sempre, elaé correta. Apple iPhone é um aparelho super interativo, mas comprar só pra ouvir música, na boa, é balela. E o que dizer do empresario que quer ver seus emails em um celular sem wi-fi, sem 3G? Não dá né! Por isso, aqui vai dicas para uma perfeita escolha:

O celular vale a pena quando...

  • Você quer um aparelho pra fazere receber ligações, SMS, tirar umas fotos de vez em quando, e ouvir músicas.

  • Vai comprar um aparelho pré-pago.

  • Internet no celular pra você não é importante.

  • Não quer ser visado por ladrões.

  • Não quer gastar muito.

  • Adora customizar o aparelho com temas, jogos e outros

  • Odeia aparelhos complicados.


O Smartphone pode compensar o preço mais alto se você...

  • Usa constantemente a internet do celular, via 3G, Wi-fi.

  • Vai comprar o aparelho pós pago, de preferencia com pacote de dados.

  • Precisa sempre estar atento a emails da sua empresa.

  • É cuidadoso, e conserva bem o aparelho, pois há muitos detalhes cromados e telas faceis de arranhar.

  • Não se importa com tamanho.


[caption id="attachment_45" align="alignleft" width="450" caption="Sim, tamanho é documento... planilha, email, e tudo que o dono puder pagar. Créditos: GSMArena.com"][/caption]

Como escolher o Smartphone certo?

Existem de todsos os preços, tamanhos variedades. Entretanto o perfil diz muito de que Smartphone é ideal para você. Vamos a analise:

1. Qual sistema operacional escolher?


Antigamente, o mais cotado de todos os OS, era o Symbian que  equipava os Nokia, e alguns SonyEricsson. Mas com o tempo, foram surgindo outros sistemas mais eficientes, interativos, que aproveita melhor o hardware do celular, e suas funções, enquanto o S60, como ele é resumidamente chamado, parou no tempo. Por isso enquanto não vierem evoluções, evite o Symbian, principalmente em celulares touchscreen. A experiência desse gadget nessa plataforma é cansativa e desafasada, quase sempre necessitando usar a canetinha, barra de rolagem, algo que os outros ja abandonaram.

Hoje, existe a grande sacada chamada Android desenvolvida em conjunto com o Google. Ele é  uma ótima escolha, devido a interatividade, ótima gama de aplicativos, e facil manejo.

O Windows Mobile é um meio termo. É excelente, compativel, se relaciona muito bem com o PC pelo ActiveSync, mas vive um momento de reformas. Já foram lançados os primeiros celulares com o Windows 7 Phone, versão moderna dessa plataforma, mas simultaneamente, celulares com Windows Mobile 6.5 continuam a ser vendidos, o que é um chamariz pra defasagem, já que estes não terão suporte a upgrade de sistema. Ainda sim os celular com Windows Mobile 6.1 e 6.5 são boas escolhas e estão com bons preços.

Queridinho entre os empresários, executivos, os Blackberry são os melhores aparelhos quando se trata de email. Possui o melhor gerenciador e possuem também teclado confortavel e ótima bateria. Porém o fato de fabricante ser conjugado com software implica uma porrada de restrição. Muitos dos serviços de dados só são disponiveis com a assinatura de um pacote da própria marca, os chamados pacotes de dados BIS. Sem isso, nem pelo Wi-Fi pode-se ver email. E o que dizer do Bold i8350 da Nextel, que nem sequer manda SMS? É um caso a pensar. Nem sempre o mais popular é a melhor escolha.

Em interatividade, o iPhone é um celular quase insuperavel. Mesmo com tantas restrições, alto preço e baixo custo-beneficio, o iPhone OS é um sistema muito bom, rápido e que está sempre em sincronia com o hardware. Os atalhos estão sempre a mão e a conectividade é fácil. Porém ainda ta longe do aparelho ser um smartphone ao alcance de todos, e de ser algo que compense.

Touchscreen, ou teclado QWERTY?

[caption id="attachment_55" align="alignleft" width="450" caption="Modernidade ou conforto? Ou os dois? Eis a questão! Créditos: PhoneWreck.com"][/caption]

Como o Smart está sempre conectado na internet por boa parte do tempo, seria bom que a digitação corresponda. Hoje a maioria está adotando a tecnologia touchscreen, com ou sem teclados escamoteaveis na lateral. A tela touchscreen da um ar de modernidade, mas não agiliza a digitação, que obrigatoriamente, necessita das duas mãos. Se você usa muito serviços de email e internet, assim como esdição de documentos, esqueça esses. Se você não se encaixa nessa categoria, saiba que esses se tornam ótimas escolhas, ainda mais que são muito interativos e permitem muitas formas de personalização, além da gama de aplicativos ser bem maior. Além disso, para quem usa Windows Mobile, apenas os touchscreen que usam aversão Professional do sistema, acessam rede local quando conectado pelo Wi-Fi. Os que possuem teclado escamoteavel, são ótimas escolhas, inclusive as mais recomendadas. Neste caso, a escolha se guia pelo tamanho do teclado. Prefira os maiores, como o do Nokia N900 ou Motorola Milestone. Já os convencionais com QWERTY são as escolhas mais práticas, permitem digitação com uma única mão, e tem tudo sempre a mão.

E pra finalizar, dicas de uma boa compra:

  1. Nunca compre smartphone pré-pago. É jogar dinheiro fora!

  2. Sempre leia sites de reviews de aparelhos, como GSMArena.com, por exemplo, e compare modelos que procura.

  3. Pergunte tudo que tiver de perguntar ao vendedor, sempre com segurança.

  4. Faça questão de uma capa protetora.

  5. Sempre compre com pacotes de dados embutido.

  6. Só compre smartphone sem wi-fi se tiver um plano 3G ilimitado.

  7. Evite "MPocaramba a quatro" e qualquer celular falsificado vindo da China.


Espero que tenham gostado!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário