terça-feira, 27 de abril de 2010

Porque não comprar gadgets falsificados?

Que o Apple iPhone é o sonho de muitos, isso não se nega. Apesar de ser um celular muito restrito, que custa caro demais pelo pouco que oferece, em relação aos concorrentes diretos, o que ele oferece, nenhum consegue superar, e ainda sim, o visual dele, para muitos, é sinal de requinte. Mas aí que tornou mania, se tem um aparelho caríssimo, porque não comprar um modelo igual, com alguns recurso a menos, e po um preço até 10 vezes menor? Este é o pensamento de quem adquire uma réplica Made in China, dos aparelhos mais famosos do mundo. Tem cópia pra tudo, desde o Nokia N73 até para o badalado iPhone 3GS. Claro que também há imitações de outros gadgets, como iPad, Netbooks, e os cambal... Chinês não perde tempo com nada. Mas como o mesmo exemplo se aplica de maneira uniforme, vou usar nessa matéria, apenas os celulares e smartphones como parâmetro.

[caption id="attachment_75" align="alignleft" width="300" caption="Para que, pagar R$ 2.000,00, quando posso pagar 200 em um que tem até TV?"][/caption]

Primeiro, vamos citar uma coisa: todos os celulares copiados tem várias características em comum. Quase todos eles dão suporte ao uso de dois SIM-Card simultaneamente, permitindo ao usuário usar duas linhas em um único aparelho, e quase todos eles também televisão analógica integrada (a imagem é uma carniça, sejamos francos). Essas duas características conquistaram o público brasileiro, já que as grandes fábricas não adotam a função Dual-SIM em grande escala (apenas a Samsung está investindo nessa área, por enquanto), e é claro, ter a sensação de "assistir" televisão de qualquer lugar, é uma comodidade a mais. E acima de tudo, temos o preço, que é muitomais baixo e acessivel a todos. Além das vendas comuns em sites de e-commerce como Mercado Livre, TodaOferta (do UOL), em grandes concentrações e feiras de comercio eletrônico (Santa Ifigênia em São Paulo, Feira dos Importados em Brasília), já existem muitos sites, no qual o cliente compra esses aparelhos, e eles vêm diretamente da China, para o cliente, sendo o mais famoso deles, o CompreDaChina.com. Pelo preço que se compra um celular de marca conhecida com câmera VGA e Radio FM, se compra um celular touchscreen, com até 8 megapixels em cada câmera. A propaganda é boa! Só que o adjetivo "bom", termina por aí. A partir de agora, vou tentar sintetizar porque a compra desses aparelhos é algo totalmente sem recomendação.

[caption id="attachment_76" align="alignleft" width="300" caption=""- Pagar R$ 1.000 num tijolo que não tem TV? Nunca!""][/caption]

Construção típica de serviço boca de porco!

Qualidade na construção é uma coisa que a industria da tecnologia está cada vez mais preocupada, pois cresce o pensamento de que a construção influencia quase que integralmente na usabilidade, e consequentemente, no conforto. Isso pode ser claramente comprovado no iPhone original. É construido quase em uma peça única, com bateria totalmente interna, e uma tela touchscreen multitoque totalmente interativa. Outro exemplo disso é o Nokia E71. Um aparelho de alto requinte, com acabemento rico em cromados (a Nokia aprendeu a lição com o N76) e teclado confortavel de digitar. Como o foco de chinês é o baixo custo, eles estão cagando e andando pra bons materiais. A grande maioria dos HiPhones da vida ainda são uma tortura pra usar sem a famosa canetinha, a tela suja com muita facilidade devido ao material que é feito, há parafusos a mostra, tampa da bateria na maioria das vezes, é feita de um plástico que se assemelha a borracha, e o principal... deixa cair no chão pra ver! Se não torrar o visor de primeira, agradeça, pois na maioria dos casos, isso acontece. E pra achar a peça de reposição então... E volta o cão arrependido!

[caption id="attachment_77" align="alignleft" width="300" caption="Se for original, é caro mas, quase sempre tem conserto! Créditos: Phonereport.info"][/caption]

Toma que o filho é teu!

Isso pode acontecer, até mesmo com celulares originais, e há relatos comuns de pessoas que foram vítimas. Estou falando de aparelhos que explodiram enquanto estavam em uso. É uma puta sensação de insegurança quando isso acontece, mas existem vários outros problemas que podem acontecer com o celular, sem que o dono seja o responsavel, e que no fim das contas, este acabe se ferindo, ou tenha sua integridade física de alguma maneira. Caso você seja um destes, basta comunicar à Agencia Nacional de Telecomunicação, a ANATEL, e dependendo do que acontecer, será aberto uma ação reparadora de danos contra o fabricante pelo ocorrido. Isso é possivel porque todos os aparelhos, antes de serem vendidos ao público, passam por uma rigoroza análise pela ANATEL analisando a integridade, e avaliando possiveis riscos.

Mas justamente pelo rigor que a agência exige dos fabricantes e da consequente demora para o laudo definitivo permitindo a venda, é que os fabricantes xing-ling nem querem saber disso. Nenhum sequer passa pelo crivo da ANATEL e são vendidos livremente. Em caso de acontecer um acidente, pode ligar para o cara da banca da feira, pra policia, pra ANATEL, ou  até para o Hu Jintao, que o único responsavel, independente da ocorrência será você! Nenhum orgão competente será obrigado a te indenizar caso o celular dê um curto na sua tomada, ou queime sua orelha!

[caption id="attachment_78" align="alignleft" width="300" caption="Se for na orelha, isso deve doer! Créditos: Blogpaedia"][/caption]

O barato pode sair caro... ou nem sequer sair do lugar!

Em sites de e-commerce especializados em produtos chineses, o usuário compra a o aparelho que escolher, paga antecipadamente e espera o produto vir para o Brasil, chegando pelo Correio, com frete grátis, já que é remessa internacional. Daí já começam os problemas. O aparelho pode estar com um preço convidativo no site, mas ao vir para o Brasil, ele pode cair na tributação da Receita Federal. Se não cair, tudo bem, mas se for o caso, é necessário pagar 60% do valor produto de imposto de alfândega, além é claro, do preço já pago pelo aparelho. Dependendo do valor, você trocou seis por meia duzia, ou levou até prejuizo. Isso sem contar que, o produto pode chegar em uma semana, mas pode muito bem demorar mais. Já ouvi relatos, de celulares que demoraram quatro meses pra chegar. E não acabou por aí. Se vier com defeito, de quem é a responsabilidade. Muitas vezes, a loja virtual já tira o dela da reta e nem dá garantia. Pode Arnaldo?

[caption id="attachment_80" align="alignleft" width="450" caption="Muitas vezes, o cliente só vê isso depois que a boleta de cobrança chega com o carteiro!"][/caption]

Por outro lado, no meu ver, as autoridades brasileiras não estão preocupadas com esse tipo de ameaça. Continuam a premitir a venda desses aparelhos, que possuem até dois números de série, coisa totalmente proibitiva. A cada vez mais, fica a sensação que a fiscalização contra a pirataria, está cada vez mais falhas. Passar trator em cima de CD e DVD pirata, não é a solução. É preciso controle sobre tudo que comprometam a vida da população com pouca segurança e que prejudique quem quer trabalhar sério.

Para terminar, garanto que nem mesmo o prazer de ter um aparelho idêntico a um sonho de consumo, pode compensar a dor de cabeça de ter um aparelho inseguro, de pouca durabilidade e de acabamento falho. Dinheiro não é tudo. Não que você precise gastar uma nota em um celular top de linha, mas até celulares de preço acessiveis podem ser melhres escolhas do que imitações baratas hoje, dor de cabeça amanhã! E também, que as autoridades brasileiras abram o olho mais essa forma de pirataria que todos os anos, dá prejuizos de milhões de dólares para a industria  mundial.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário