domingo, 25 de abril de 2010

O que está acontecendo com Schumacher?

[caption id="attachment_37" align="alignleft" width="450" caption="É Michael... sua cara não engana! Tá dificil, né?"][/caption]

Muito estão achando muito estranha, a campanha pífia que o alemão Michael Schumacher está fazendo em sua temporada de retorno. Depois de três anos, depois de descansar e curtir algumas aventuras sobre duas rodas, Michael Schumacher voltou a pilotar, por uma equipe grande, a Mercedes, equipe que o alemão disputou a IMSA em 1990. O que muitos pensavam que iria ser a volta da monotonia, está se revelando um fiasco de certa forma. Schumacher está em 10° no campeonato com apenas 10 pontos marcados, enquanto seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, mesmo sem ter vencido nenhuma, é vice lider, com 50 pontos, 10 atrás de Jenson Button, da McLaren. Além de não conseguir bons resultados, Michael não está mais conseguindo sequer fazer coisas brilhantes na corrida. Ficou a corrida da Australia quase toda, atrás do jovem Jaime Alguersuari da STR (lembre-se que isso é uma ex-Minardi), além de ter levado uma porrada de ultrapassagens na China. Nem Petrov, perdoou!

[caption id="attachment_38" align="alignleft" width="450" caption="- É, já foi mais facil!"][/caption]

Schumacher não deve ser crucificado. É um dos maiores esportistas da história, e teve sua fase de altos e baixos. Fases de carro bom e carro ruim. E é claro, a F1 de 2006 não é a mesma de hoje. Muitos creditam a proibição do reabastecimento ao fracasso da volta do alemão. Mas talvez o maior calcanhar-de-aquiles do piloto, seja a mudança na aerodinâmica. eu explicarei porque.

[caption id="attachment_39" align="alignleft" width="450" caption="F2004 - Bem diferente do carro atual"][/caption]

Schumacher, no auge de sua carreira, correu com carros que usavam largos pneus dianteiros e com sulcos. Com os atuais pneus lisos e mais estreitos, o alemão teve seu sistema de pilotagem totalmente prejudicado. A novas medidas dos carros atuais, obriga os engenheiros a redesenharem toda a aerodinamica frontar do carro, de modo a conseguir dirigibilidade, obrigando os pilotos a usarem um carro que sai de frente. Diferentemente, Schumacher sempre pilotou com um carro excessivamente traseiro, algo inviavel hoje. Pode ser uma das principais razões, que fizeram essa mudança abrupta de performance.

Temos que lembrar tambem do acidente sofrido numa corrida de Superbikes, e o cuidado físico que o esportista deixa de ter, ao ficar longe da profissão. Isso prejudica qualquer um. Vamos lembrar de Nigel Mansell em 1995. A forma física do Leão tinha ido pro espaço. É provavel que ele volte a pilotar bem, mas não agora. Com a diminuição dos testes, não da pra prever isso a curto prazo, mas campeão que é campeão, sabe que tempo é necessário pra tudo.

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