domingo, 25 de abril de 2010

Festival da Boa (ou Bagunçada?) Vizinhança

Olá pessoas, como todos sabem, o seriado mexicano Chaves, e todas as suas vertentes, ainda possuem uma boa legião de fãs no nosso país. A série, exibida desde 1984 pelo Sistema Brasileiro de Televisão e mesmo com sucessivel repetição, a audiência ainda é alta e o público está sempre atento na telinha, e sempre lutando contra a política Silvio Santos de tirar as séries da programação quando bem entende.

Para quem acompanha as séries, esse final de semana foi muito especial. Membros do Fã Clube Chespirito Brasil organizaram o evento II Festival da Boa Vizinhança, que foi realizado neste sábado no Mart Center, em São Paulo. Entre os  destaques, estavam além da presença dos tradicionais dubladores, os atores reais da série Edgar Vivar, que interpreta o Sr. Barriga, e Carlos Villagrán, o Quico. Assim que se soube da confirmação da vinda de ambos, as expectativa dos fãs cresceu e mobilizou pessoas dos quatro cantos do Brasil. Eu inclusive, iria enfrentar 14 horas de viagem, e deixaria minha querida (?) Brasilia, para prestigiar o evento. Porém, não pude comparecer, devido a imprevistos durante essa semana.

Haveria traslado para o pessoal no terminal do Tietê, o que facilitaria a vinda daqueles de outros estados, ou cidades. O Mart Center fica na Vila Guilheme, próximo ao shopping Center Norte, e estaria bem localizado, com bons hoteis nas proximidades. Varios eventos já haviam realizados lá, sendo o último deles, a Erotika Fair, no mês de abril.

Tudo indicava que seria perfeito... Como o mar e a areia; la vai pra dentro!

Porém o problema começou logo para quem chegava no terminal. Haviam apenas duas vans para fazer o traslado, e que só vinham de duas em duas horas, o que de certa forma, dificultou quem chegava de outras localidades. Coonvenhamos: a demanda era muito maior. Logo depois, ao chegar no evento, começa a labuta. Filas enormes para entrar! E la dentro, para comprar as fichas eram quilométricas. Relatos de pessoas que compareceram, disseram que ficaram mais de uma hora pra comprar as fichas. Filas se misturando umas com as outras, de tão grandes.

[caption id="attachment_17" align="alignleft" width="450" caption=""- Fila deste tamanho? Não sabia que a entrada era franca!" Créditos: João Calandreli"][/caption]

Na parte de comes e bebes, o que chamou a atenção foi o preço estratosférico do rango. Um cachorro quente por R$ 5,00! Um refrigerante de dois litros, por R$ 8,00! (Era o Outback Steakhouse patrocinando?). E quem deixou pra tomar uma Coca no fim da tarde, se deu mal. A 17 horas, não havia mais refrigerante, apenas suco, e o mais questionante: bebidas alcóolicas. Na boa, se eu estivesse lá, não recusaria uma cervejinha, uma Ice para começar a farra antes mesmo do chopp pós evento com a galera. Mas, em um evento, que está presente, atores que fazem parte da vida, e principalmente, da infância de muitos, vender bebidas alcóolicas é um pouco desconsertante.

Mas vamos a parte que interessa, a presença dos atores, que é o que moveu muitos de todo o país para este evento. Houve apresentações com os atores, dubladores, entrevistas, e a presença do, do SBT, e da RedeTV, representada pelos comediantes do Pânico na TV, que causaram, ao invadirem a apresentação do ator Edgar Vivar, e sendo acolhidos por vaias de toda a plateia presente. E la dentro é claro, houve também o que questionar. Lugar com grande concentração de pessoas sem ar condicionado... Pode Arnaldo? Pessoal que foi, além do calor infernal, não tinha nem sequer lugar para todos sentarem. Poxa, um evento com atores de outros países, com pessoas sentadas no chão de um forno? É algo que nivela um evento por baixo, totalmente!

[caption id="attachment_20" align="alignleft" width="450" caption=""- Hum, luz indireta... Puxa isso aqui mais parece uma estufa!" Créditos: João Calandreli"][/caption]

E a iluminação também deixou a desejar, até mesmo a do palco. E falando em palco, quem chegou depois, e era baixinho, não viu nada, pois o palco era muito baixo.

O Fã clube foi realmente muito questionado por todos aqueles que compareceram, e pelos que não compareceram, mas que acompanharam o evento por pessoas que estavam lá (meu exemplo). O evento foi bem requisitado pelas ilustres presenças, mas a organização, foi bem falha! E fora isso foi a atenção dada pelo SBT no dia seguinte. No programa Domingo Legal, havia a presença apenas de Villagran e na hora de entrevistar o ator realmente, sem o disfarce de Quico, deu três perguntas, e acabou o programa. #Fail para Celso Portiolli.

[caption id="attachment_21" align="alignleft" width="450" caption="- Você acha que o SBT deu grande importancia à sua vinda? Responde ou passa?" Créditos: Michel"][/caption]

Conclusão: O evento foi de grande importancia para todo o meio CH, para seus fãs brasileiros. Mas deixou muito a desejar no quesito organização. Faltou planejamento, cálculo de consequencias... Ainda bem que o João Dória não usou o evento de parâmetro de prova. Levando em consideração que este foi um evento além da malha paulista, com pessoas  vindo de todos os cantos do Brasil, e com personagens ilustres vindos de fora, tudo poderia ter sido mais bem cuidado! Só assim, se evita de no próximo evento, o pessoal não vir, e descansar. Afinal uma bela poltrona com uma banquetinha, é bem melhor que sentar no chão de um forno, pagando preço de Outback num Hot-Dog.

Abraços a todos!

Um comentário: