segunda-feira, 26 de abril de 2010

Até quando, a Globo continuará tão imbecil?

O Grupo Globo de Jornalismo, tem seus méritos, é uma organização com grande renome internacional. Mas para chegar a tanto, até quando a Globo continuará com a política "se eu não posso ser perfeito, os outros também vão se ferrar"? Este final de semana, fomos espectadores de um dos maiores vexames jornalísticos da história do Brasil. Durante todo o dia 21 de Abril, feriado de Tiradentes, a Igreja Universal do Reino de Deus, juntamente com a Rede Record, o Dia D, promovendo grandes shows de louvor evangélico nos 26 estados e no Distrito Federal. Mais de 8 milhões de pessoas em todo o país acompanharam o evento, e mais pela televisão, já que a Record, pelo programa Fala que Eu te Escuto, dedicou boa parte de sua grande de programação do feriado para transmitir o evento.

[caption id="attachment_60" align="alignleft" width="450" caption="Roberto Marinho mandando mensagem dos céus (ou não?): - Calem-se, estão tirando meu IPOBE! Créditos: Julia Chequer (R7.com)"][/caption]

Mudando de canal, a globo passava a esclerozada Sessão da Tarde, sem mudanças para o feriado, passando o filme A Menina e o Porquinho. Com a programação diferenciada, e com a mobilização de milhões de pessoas, isso caiu como um cataclisma para a familia Marinho. Algo tão grande, a Globo tinha que cobrir! Pena que nessa parte, foi onde toda a polêmica aconteceu!

No dia seguinte, o conceituado jornal O Globo lançou reportagem completa sobre o evento. E pasmen, literamente, metendo o pau na organização do evento. O jornal não mostrou imagens sequer do evento na Enseada do Botafogo, apenas ao redor do lugar; congestionamentos, ônibus parados, ruas paradas, e o pior de tudo: colocar uma câmera fotográfica pertinho do lixo, pra dar a ilusão de de que o lixo era tão grande, quanto o Morro do Corcovado. Truques jornalísticos de péssima categoria, de falta de ética e vergonha na cara, totalmente indígnos de uma emissora de tamanho porte.

[caption id="attachment_63" align="alignleft" width="450" caption=""1° Distrito Globo de Policia, procura responsaveis por "arruaça religiosa"!"][/caption]

E a opinião dos leitores foi levada mais em conta... dos leitores do O Globo, apenas! O que tem de escolhacho na página do jornal até hoje não é brincadeira. Enquanto isso, dos mais de 1 milhão de participantes do eventos, nenhum... isso mesmo, nenhum foi ouvido pela equipe de jornais do jornal. Lamentavel, para repórteres com diploma no lombo ter que fazer um trabalho tão loser.

[caption id="attachment_65" align="alignleft" width="422" caption="Se a Globo vier dar pitaco aqui, vou querer ver o diploma de jornalismo de todos esses opinantes!"][/caption]

As opiniões eu preferi não mostrar, mas é possivel vê-las aqui, e tirar suas próprias conclusões. E isso não é a primeira vez que isso acontece. Durante a São Paulo Indy 300, no dia 14 de Março desse ano, a Globo não destacou em nenhum momento a corrida em si. A galeria de imagens mostrava apenas o caos da paisagem em volta da corrida, como carros passando pela Marginal. Duvida? Então veja você mesmo aqui! Tudo isso, com intenção, único e exclusivo de queimar a imagem do grupo Bandeirantes, que trouxe a Formula Indy para o Brasil, depois de 10 anos. E detalhe. Até há alguns anos atrás, a Globo transmitia a Indy pelo seu canal pago, a SporTV. Inclusive, a primeira materia mostrada na Retrospectiva 2003 da emissora foi o gravíssimo acidente com o sueco Kenny Brack, no Texas, naquele ano. Como as coisas mudaram de atitude...!

[caption id="attachment_67" align="alignleft" width="450" caption=""- Duas corridas no mesmo close! Globo, a gente se vê por aqui!"Créditos: Getty Images"][/caption]

Conclusão de tudo: Olha, na boa, acho a Record uma emissora sensacionalista demais, que quando pega um assunto pra Cristo, é o mês todo falando disso. Porém, temos que reconhecer o crescimento que a emissora teve nos últimos anos, fazendo a Globo perder boa parte de seus público, atores e jornalistas (dinheiro fala mais alto, Manolo!). Mas, a emissora dos irmãos Marinho usou de um método um tanto anti-ético para ferroar a concorrente. Ofendeu um evento religioso de grande magnitude, comparou o caos com a tragédia no Morro do Bumba, que matou mais de 250 pessoas, há algumas semanas, e mais uma vez, deu mais relevancia a uma opinião única, sem ouvir os dois lados, o que contraria totalmente o principio democrático, que a Globo sempre esteve divulgando em suas telas na corrida das Diretas Já, em 1984 e na eleição do presidente Fernando Collor de Mello em 1989. Perder no mundo de hoje é normal. Agora aceitar é algo bastante diferente, que apenas tempo de vida não é capaz de fazer isso forçado. Parabéns a Record e a rede Bandeirantes por não repetirem o exemplo de anti-ética que vem se estendendo desde a restrição do Muito Além do Cidadão Kane, em 1993.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário