domingo, 25 de abril de 2010

O verdadeiro retorno!

Entre todos os fãs do rock progressivo e AOR, criou-se uma grande polêmica naquele 05 de Janeiro de 2006, quando a banda inglêsa Asia, resolveu voltar aos palcos com a formação original, composta por John Wetton (baixo e vocal), Steve Howe (guitarra), Carl Palmer (bateria), e Geoff Downes (teclado e back vocal). A formação não se reunia desde 1983, e questionou-se depois de todas as mudanças que a era John Payne havia feito na banda (no meu ver, pra melhor, mas vai falar isso pros xiitas!) e se a formação "original" iria quebrar toda essa sequencia, criada pelo antigo vocalista.

No mesmo ano, inicia-se a turnê que culminou com o lançamento do CD/DVD Fantasia Live in Tokyo, no ano seguinte. O resultado foi aclamado pelos fãs xiitas, mas na boa, a mixagem do album ficou desastrosa. Volume dos teclados acima do normal, alguns covers estranhos, como Video Killed the Radio Star, do The Buggles, antiga banda de Geoff Downes. No ano seguinte, veio o album Phoenix, que como o próprio nome sugeria, era o renascimento da banda, depois de 25 anos. As músicas não estavam ainda tão boas quanto da outrora. Ficou uma sonoridade brega, chata e cansativa, dando ao Asia, a desagradavel característica, da banda que parou em 1983. Isso precisava ser mudado, e os quatro integrantes sabiam disso!

[caption id="attachment_26" align="alignleft" width="450" caption="- Só o tempo vai dizer, se voltaremos ao sucesso!"][/caption]

Desde 2009, a banda vinha com noticias de um novo material a ser lançado agora em 2010. Depois de muita expectativa, se o album viria bom, ou se seria uma continuação da saga Phoenix, foi divulgado o nome do album, e foram colocados alguns Podcasts das músicas na internet. Depois foi lançada a capa, que dividiu opiniões, mas que no meu ver, ficou bem feita, como todas as obras de arte do primordioso Roger Dean, autor de todas as capas do Asia e do Yes, além dos albuns solos de Steve Howe.

[caption id="attachment_27" align="alignleft" width="450" caption="Seria uma nova versão de Eye of the Tiger?"][/caption]

A data do lançamento está mercada para o dia 08 de Maio, mas na Finlandia, ele já foi lançado no dia 17 de Abril.E por isso mesmo, o album ja vazou pra grande rede, e para a alegria dos fãs, o album saiu com uma sonoridade excelente. Downes e seus teclados estão bem afinados, destacando ainda a genialidade de Palmer e de Steve Howe. Não lembra em nada o som cafona de Phoenix. Fica a dica, de uma bom lançamento para sua próxima compra de CD de rock.

Um comentário:

  1. 1000 x melhor que o disco anterior, o phoenix não devia nem estar na discografia da banda.

    ResponderExcluir